A jornada de trabalho é o tempo em que o empregado permanece à disposição de seu empregador, seja trabalhando, seja aguardando ordens. Em regra, seu período de duração, tal como estabelecido na Constituição Federal de 1.988, é de 8 horas diárias e 44 horas semanais.
Em algumas atividades se faz necessário o trabalho em domingos e feriados, sendo que nestes casos a empresa deverá manter e organizar uma escala de revezamento, de forma que todo empregado possa, periodicamente, gozar e programar com antecedência o seu descanso nesse dia. Não deixe de se atentar as regras do ponto eletrônico.
O modelo da escala de revezamento, com turnos fixos ou em revezamento, é de livre escolha da empresa, não havendo, consequentemente, versão oficial. Deve ser organizada de maneira que a cada 6 dias de trabalho, no máximo, o empregado tenha um dia de folga e, em geral, a cada 7 semanas a folga coincida com o domingo, no caso de homens, e a cada 15 dias para a mulher nos termos do art. 386 da CLT.
A escala de revezamento diária refere-se à jornada de trabalho dentro de uma janela de 24 horas.
Com a escala de revezamento diária é possível eliminar horas-extras e colaboradores excedentes, além de melhorar a eficiência produtiva adequando o número de colaboradores corretos de acordo com a necessidade horária.
A escala de revezamento mensal refere-se à jornada de trabalho dentro de um período estabelecido, seja ele dentro de um mês qualquer (janeiro, fevereiro e etc…) ou uma janela de dias (30, 40, 50 dias e etc.).
Com a Escala de Revezamento Mensal é possível visualizar a carga horária semanal trabalhada, as folgas durante a semana e aos domingos.
O número mínimo de funcionários por escala define o número máximo de pessoas necessárias para contratação. Por exemplo, para garantir 14 pessoas ao longo de uma dia em um determinado setor, serão necessárias 28 pessoas, sendo 14 folguistas. Saiba mais sobre a escala de trabalho 12x36.
O número mínimo de funcionários por escala define o número máximo de pessoas necessárias para contratação. Por exemplo, para garantir 14 pessoas ao longo de um dia em um determinado setor, serão necessárias 19 pessoas, sendo 5 folguistas.
Com o sistema de controle de ponto do PontoVit, a tecnologia assessorando você diminuindo o percentual de erros, pois ela é programada com base na CLT justamente para parametrizar suas escalas, oferecendo segurança, otimização do tempo e a certeza que está trabalhando em bases legais, o que faz toda diferença.